Originalmente, ocorriam desde o sul dos eua até o Uruguai e Pampas argentinos



Yüklə 40,81 Kb.
tarix20.01.2018
ölçüsü40,81 Kb.
#21693

Geografia Biológica

Trabalho de Grau



Escolher dois impérios biogeográficos





  1. Identifique duas espécies endêmicas (flora/fauna);

  2. Caracterize cada espécie

    1. O habitat (ênfase para os fatores limitantes do meio)

    2. O nicho ecológico

    3. A área biogeográfica (classificação)

    4. O potencial biótico (necessidade de alimento e reprodução)

  3. Processo evolutivo (origem e risco de extinção)




  1. Reino Neotropical

Classe: Mammália

Ordem: Carnívora

Família: Felidae

Gênero: Panthera

Espécie: onca

Nome Científico: Panthera onca

Nome Comum: Onça pintada, Jaguar, Onça canguçu.


Ficha

Comprimento médio: de 1,8m a 2m

Peso Até 150kg (P. onca palustris)

Gestação 101 dias (média)

Número de filhotes De 1 a 4

Longevidade 20 anos

Hábito Alimentar Carnívoro; noturno e crepuscular

Alimentação Veados, capivaras, entre outros



Distribuição Geográfica: Do Sul dos Estados Unidos até os confins da Argentina.

Habitat: Florestas quentes e úmidas.

Hábitos Alimentares: É carnívora. Caça veados, queixadas, capivaras e outros roedores, macacos, antas às vezes, até cavalos e gado bovino nas fazendas e, quando caça aves sabe imitar o seu pio. Vez por outra perde a parada para algum touro, para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas) ou para o tamanduá, com suas unhas e poderoso abraço. Muitas vezes a onça penetra em rios profundos para dar caça aos peixes grandes que vivem no mesmo habitat. A onça pode comer até mesmo o jacaré, que sucumbe ao seu ataque e ainda uma jibóia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.

Tamanho: É o maior felídeo das três Américas chegando a 2 metros com a cauda.

Características da Reprodução: O treinamento das crias inclui empurrões para que eles caiam na água e percam o medo de nadar.

A onça pode ser cruzada com o leopardo, tão chegado é o parentesco das duas espécies. O único problema é um não matar o outro.



Particularidades: É ágil, silenciosa e paciente. Sobe em árvores, nada, mergulha, salta e corre. Tem sentidos muito aguçados. O pelo malhado disfarça-lhe a presença confundindo-a com o ambiente.

Está ameaçada de extinção devido a caça, mas já existem reservas onde ela é protegida como a de Foz do Iguaçu.


SUBESPÉCIE:

Panthera onca melas

Também conhecida como pantera-negra, é muito rara. Uma mutação chamada melanismo, que é o oposto do albinismo, permite o nascimento de filhotes de onça-pintada inteiramente negros.

A onça pinta originalmente, ocorriam desde o sul dos EUA até o Uruguai e Pampas argentinos. Sua distribuição geográfica foi reduzida em virtude da ocupação humana, sobretudo para a exploração agropecuária em grandes extensões territoriais. Além da destruição do habitat, a caça para a obtenção de sua pele ou para proteger as criações de gado também contribuíram para a diminuição de suas populações,.

A onça é o maior felídeo das Américas, podendo alcançar 150kg. Os espécimes que habitam as florestas fechadas são menores que aqueles que habitam os campos cerrados e os campos do Pantanal.

Isto ocorre porque a oferta de presas de porte maior é mais abundante nos campos, e um predador maior terá maiores vantagens neste ambiente; ao contrário, nas florestas fechadas, a onça se alimenta de presas menores e um predador menor necessita de menor massa alimentar. A onça preda 85 espécies animais diferentes e está no topo da cadeia alimentar.

Possui mandíbulas fortes e são os únicos felinos que matam suas presas perfurando o crânio com os caninos, podendo até rachar cascos de tartaruga.

A habilidade em nadar está relacionada com a proximidade da água. Desta forma, as onças que habitam o Pantanal e áreas de várzea são mais habilidosas que aquelas que habitam as florestas fechadas. O animal se adapta ao meio, variando seu tamanho, a habilidade em nadar e a dieta.

No Brasil, existem três subespécies, sendo a Panthera onca palustris, que é encontrada no Pantanal, a maior delas. Podem ser encontradas nos seguintes ecossistemas: Floresta Atlântica, Cerrado, Pantanal e Amazônia; este último ecossistema é o único que pode manter uma variabilidade genética saudável para a manutenção da espécie, em virtude da grande extensão da Amazônia. Todavia, os ecossistemas citados sofrem destruição contínua.

A onça-pintada é um animal territorial.

A onça pintada (Panthera onca) é o terceiro maior felino do mundo, depois do tigre e do leão, e é o maior da América, seu único habitat.

A onça pintada é uma espécie considerada criticamente em perigo, segundo dados do IBAMA, embora enclaves locais aparentemente estejam resistindo muito bem.

A onça, geralmente solitária sai da toca quase sempre entre o pôr-do-sol e o amanhecer e prefere os habitats de vegetação cerrada à beira de rios e pântanos. Uma pequena parcela deste animais apresentam um processo de melanismo (produção excessiva de melanina), que resulta em uma pelagem parda ou totalmente negra.

Os habitats das onças pintadas são diminuídos rapidamente. A área ocupada por essa espécie encolheu mais de um terço na América do Sul e pelo menos dois terços na América Central e no México.

Os colonos chegaram com seus gados e com suas armas de fogo, e, atribuíram à onça o papel de inimigo a ser eliminado em toda as frentes de expansão. Populações numerosas de onças e seres humanos viveram cada qual em seu território até meados do século XX, quando expandiu a demanda por casacos feitos com a pele do felino pintado. Os preços continuaram subindo e, por toda a América Latina, os homens penetraram cada vez mais na selva em busca da fortuna, impérios de onças e de três outros felinos menores da zona tropical ( jaguatirica, maracajá e gato-do-mato).


A onça (Pantanal e Amazônia)
No Pantanal as onças têm maior porte físico, maior densidade populacional e maior visibilidade. Durante os meses secos, o Pantanal é um mar luxuriante de vegetação seca, com matas ciliares que acompanham. Quando caem as chuvas de verão, os rios transbordam e a região transforma-se num imenso alagado de 140 mil quilômetros quadrados em meios a canais sem curso e lagoas rasas.

As piranhas adoram esse cenário, pois, como as onças também nadam, algumas vezes ao invés destas predarem são predadas.

As onças pintadas comem veados, queixadas e outros roedores, macacos, antas e às vezes, cavalos e gado bovino das fazendas; além disto, quando caça aves, sabe imitar seu pio. A onça pode comer até mesmo um jacaré, que sucumbe a seu ataque ou ainda a uma jibóia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.

Dependendo do tipo de terreno e da quantidade de alimento disponível, a extensão de um território de um macho pode ser de 25 a 150 Km² e englobar vários territórios menores utilizados pela fêmea e seus filhotes, que em geral nascem aos pares e permanecem com a mãe durante um ano e meio a dois. Dentro de seu território, a onça pintada tende a caçar em determinadas áreas por vários dias, mudando então para outro, a fim de não desequilibrar o sistema regional.

Enquanto outros felinos alimentam-se sobretudo de mamíferos ungulados (providos de cascos), as onças pintadas têm vasto cardápio.
O Desequilíbrio Ambiental
Um óbvio ponto problemático é o desmatamento de áreas onde atuam esses felinos.

Na América Central onde a largura do território é estreita e o desmatamento desenfreado, os países estabelecem duzentas reservas naturais oficiais. Quase todas são demasiadas pequenas, isoladas e vulneráveis à influências externas, para poderem manter ecossistemas naturais ao longo do tempo. Mas poderiam fazê-lo se houvesse corredores naturais ligando umas às outras. Os biólogos a tempos propõem uma espécie de caminho verde, pan-americano, que se chamaria trilha da pantera. Agora, dispondo de melhores dados e de técnicas digitais de mapeamento, eles esperam concretizar esta proposta antes que desapareçam as últimas pontes entre os habitats intactos.

A idéia não é apenas impedir que as populações de onças pintadas e suçuaranas continuem diminuindo, mas também tirar proveito do interesse popular por essas espécies mais destacas e, com isso, beneficiar todo um conjunto de criaturas menos conhecidas. O destino do Crocodylus moreletii, uma espécie ameaçada de crocodilo, pode não arrebatar os políticos, porém, o governo de Belize reservou 475 Km² no santuário natural da bacia Cockscomb, especificamente para proteger as onças pintadas desta área, que é compartilhada pelo crocodilo. E, embora o movimento para proteger o habitat do ouriço-cacheiro (Coendou melanurus) talvez não decolasse um grande sucesso, a Wildlife Conservation Society recentemente recebeu 1 milhão de dólares, para ajudar outro habitante da mesma região, doados pela fábrica de automóveis, que tomou de empréstimo o nome e o prestígio desde animal, a Jaguar.
Fatores do meio
O percurso habitual dos animais, em busca de comida e parceiros para procriar, confirma a idéia de que fechar uma área com o objetivo de preservá-la pode ser igualmente danoso – o isolamento é fatal para certas espécies. É preciso conservar as passagens entre regiões que mantenham as mesmas condições ambientes, formando um “corredor de fauna”. Os biólogos estimam que se áreas forem fechadas ou isoladas, as onças estarão condenadas à extinção por consangüinidade em 30 ou 40 anos. A reprodução dentro de um grupo fechado causa degeneração genética.

A presença dos felinos funciona também como um termômetro do equilíbrio ecológico, um símbolo de qualidade ambiental. “Se houver uma onça pintada vivendo numa região, é sinal de que ela está pouco alterada”.

As onças preferem viver em áreas alagadas com a imagem habitual de um cerrado – de árvores retorcidas e cupinzeiros, com extensões de brejo, mata e buritizais. À noite sobem para os campos para caçar.

Geralmente não atacam o homem, a menos que estes mexam com a fêmea parturiente ou que a pouco tempo tenham parido.




Biodiversidade

Relação dos países de maior biodiversidade no Mundo. Tabelas extraídas do Jornal O Estado de São Paulo, Caderno Geral, pág A15; edição do dia 10 de dezembro de 1.997.


País Mamíferos Pássaros Répteis Anfíbios Total

Brasil 524 (131) 1.622 (191+) 468 (172) 517 (294) 3.131 (788)

Indonésia 515 (201) 1531 (397) 511(150) 270(100) 2827(848)

Colômbia 456 (28) 1815 (142+) 520(97) 583(367) 3374(634)

México 450(140) 1050(125) 717(368) 284(169) 2501(802)

Austrália 282(210) 751(355) 755(616+) 196(169) 1984(1350)

Madagascar 105(77) 253(103) 300(274) 178(176) 836(630)

China 499(77) 1244(99) 387(133) 274(175) 2404(484)

Filipinas 201(116) 556(183) 193(131) 63(44) 1013(474)

Índia 350(44) 1258(52) 408(187) 206(110) 2222(393)

Peru 344(46) 1703(109) 298(98) 241(89+) 2586(342)

Papua-Nova 242(57) 762(85) 305(79) 200(134) 1509(355)

Equador 271(21) 1559(37) 374(114) 402(138) 2606(310)

Estados Unidos 428(101) 768(71) 261(90) 194(126) 1651(388)

Venezuela 288(11) 1360(45) 293(57) 204(76) 2145(189)

Malásia 286(27) 738(11) 268(68) 158(57) 1450(163)

África do Sul 247(27) 774(7) 313(76) 95(36) 1415(146)

República 415(28) 1094(23) 268(33) 80(53) 1857(137)

Democrática do Congo

(*) Os números entre parenteses referem-se às espécies endêmicas

Ranking da Diversidade

País Plantas Mamíferos Pássaros Répteis Anfíbios

Brasil 1 1 3 5 2

Colômbia 2 4 1 3 1

Indonésia 3 2 5 4 6

China 4 3 8 7 5

México 5 5 10 2 4

África do Sul 6 14 11 9 15

Venezuela 7 10 6 13 9

Equador 8 13 4 8 3

Peru 9 9 2 12 7

Estados Unidos10 6 12 16 12

Papua-Nova 11 15 13 10 10

Índia 12 8 7 6 8

Austrália 13 12 14 1 11

Malásia 14 11 15 14 14

Madagascar 15 17 17 11 13

Congo 16 7 9 14 16

Filipinas 17 16 16 17 17


Animais Ameaçados

Países com pássaros mais ameaçados Países com mamíferos mais ameaçados

País Espécies ameaçadas País Espécies ameaçadas

Indonésia 104 Indonésia 128

Brasil 103 China 75

China 90 Índia 75

Filipinas 86 Brasil 71

Índia 73 México 64

Colômbia 64 Austrália 58

Peru 64 Papua-Nova 57

Equador 53 Filipinas 49

Estados Unidos 50 Peru 46

Vietnã 47 Madagascar 46

Austrália 45 Quênia 43

Tailândia 45 Malásia 42

Mianmar 44 Congo 38

Nova Zelândi 44 Vietnã 38

Argentina 41 Estados Unidos 35

Rússia 38 Colômbia 35

México 36 Etiópia 35

Malásia 34 Tailândia 34

Japão 33 África do Sul 33



Papua-Nova 31 Tanzânia 33
_______________________
Yüklə 40,81 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©www.genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə