Carta a igreja de tíatira



Yüklə 42,04 Kb.
tarix07.12.2017
ölçüsü42,04 Kb.
#14401

CARTA A IGREJA DE TÍATIRA
Ap. 2 : 18 - 29 .

E ao anjo da igreja de Tíatira escreve ; isto diz o filho de Deus , que tem seus olhos como chama de fogo , e os pés semelhante ao latão reluzente :



Eu conheço as tuas obras , e a tua caridade , e a tua fé , e a tua paciência , e que a tua obras são mais do que a primeira .

Mas tenho contra ti que toleras Jesabel , mulher que se diz profetiza , ensina e enganar os meus servos para que se prostituem e comam dos sacrifícios de idolatria .

E dei tempo para que se arrependesse da sua prostituição : e não se arrependeu .

Eis que porei numa cama , se sobre os que adulteram com ela vira grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras .

E ferirei de morte a seus filhos e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações , e darei a cada um de vós segundo as vossas obras .

Mas eu vos digo a vós , e aos restante que estão em Tíatira . a todos quantos não tem esta doutrina , e não conheceram , como dizem , as profundezas de Satanás que outra carga vos não porei .

Mas o que tendes retende - o até que eu venha .

E ao que vencer e guardar até o fim as minhas obras , eu lhe darei poder sobre as nações .

E com vara de ferro as regerá ; e serão quebradas como vaso de oleiro como também recebi de meu Pai. E dar - lhe - ei a estrela do amanhã . Quem tem ouvidos , ouça o que o Espirito diz a igreja .

CONSIDERAÇÕES
Tíatira, cidade fundada por Alexandre , o Grande , famosa e prospera pelo comércio e industria de púrpura ( tecido de cor de púrpura ou escarlate ) mencionada em At. 16 : 11 - 15 , ligada ao nome de Lídia que morava em Felipos , quando foi evangelizada por Paulo e era conhecida como Lídia , a vendedora de púrpura , O bronze também era trabalho ali, explorado pelo comércio e industria tornado a cidade famosa apesar de não ser metrópole .

A palavra Tíatira quer dizer sacrifício continuo o que destaca o teor profético do período que se presume entre os anos 600 a 1200 aproximadamente , período destacado da idade média onde o culto idólatra e a repetição litúrgica do sacrifício do Senhor Jesus se consubstancia na missa , invertendo o valor do ato do Calvário , como boa vontade de Deus para os homens e transformando

o em boa vontade do homem para com Deus . A sinagoga mencionada em Pérgamo , estava mais uma vez evidenciada em Tíatira que trazia do V . T ., todo sistema litúrgico levítico enfatizando a evidência onde a igreja infiel recebe o nome de mulher , numa transposição do nome e dos feitos de Jesabel cuja memória no V . T . ., está ligado a corrupção , a idolatria , a vaidade , ao engano e a feitiçaria , abominável em todos os seus atos , usada para enganar , corromper e distanciar o povo de Deus .

O falso profetismo neste período da vida da igreja esta muito bem apresentado na figura de Jesabel que com toda autoridade e embuste domina e governa através dos profetas de Balaão e da hierarquia do trono dos Nicolaitas .

Neste período se evidência todas as falsas doutrinas alem do pecado e da sanha assassina e samgui

nária que o paganismo demonstrou nos primeiros séculos contra a Igreja Fiel , agora instigada pela mulher que instituiu , no começo do segundo milênio a santa “ inquisição .

“ Nada aqui é diferente do espirito que operou na mulher de Acabe , lembrados no V . T. ( vemos no texto a seguir )
1º REIS 16 : 30 - 33.

E fez Acabe , filho de Onri , o que parecia mal aos olhos do Senhor , mais do que todos os que foram antes dele .



E sucedeu que ( como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão filho de Nebate ) ainda tomou por mulher a Jesabel , filha de Etbaal , rei dos sídonios ; e foi e serviu a Baal , e se encurvou diante dele .

E levantou um altar a Baal na casa de Baal que edificara em Samaria ,

Também Acabe fez um bosque , de maneira que Acabe fez muito mais para irritar o Senhor Deus de Israel do que todos os reis de Israel que foram antes dele .


Rainha e dona de casa , Jesabel usurpou o trono , dominando politicamente para intervir loucamente no destino espiritual de um povo , sobretudo fazendo - o errar.

Falso profetismo é uma opressão usada para evidenciar uma mentira em nome do Senhor , levando alguém ao erro .

Ex. O vigário de Cristo aqui na terra ---- Maria é rainha do céu , etc.

Tíatira procura evidenciar uma doutrina totalmente deformada e sem vida a respeito do Sangue . tudo o que foi feito naquele período foi no sentido de anular o poder do Sangue de Jesus , embora veladamente e heréticamente professado como atos válidos da verdade . A grande evidencia foi o culto litúgico , onde a missa se destacou e toda a doutrina do joio e do fermento se evidenciou , substituído a verdade pela aparência mentirosa . toda luta nesse período foi para enganar e substituir a grande doutrina vivida pela igreja de Smirna .

O sistema papal nesse período estabelecido com Gregório I , define de uma vez por toda a seqüência sucessória e com ele o direito de manobrar politicamente usando a supremacia temporal e espiritual , canonizando , excomungando , dispensando votos feitos a Deus , cobrando taxas para sacramentos , vendendo indulgências , além de outros .

O Vs. 24 do capitulo 2 de Ap- se refere aos fatos com a expressão “ Essa Doutrina “ profundezas de Satanás já estabelecida e preparada pelo Anti - Cristo que aqui resumidamente inter -

meia seis nomes e coisas que são a argamassa do falso profetismo :

Nicolatismo -- poder religioso ------ Balãonismo -- Materialismo ---- Jesabelismo – poder político.

Todo ensino se resumia em anular o sacrifício do Senhor Jesus , pregando salvação pelas obras , liturgia , idolatria , alem do já anteriormente mencionado .


DADOS HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA CIDADE
Fundada em 300 a . C . aproximadamente , estava localizada num vale , entre as cidades de Pérgamo e sardo , à margem da estrada comercial romana .

Embora se adorasse ao imperador romano , Tíatira não tinha significado religioso especial algum .

Era um importante centro comercial e industrial de tecidos e tela de lã . Devido a essa característica ,

a cidade era sede dos grêmios ou sindicatos que existiam com a finalidade de proteger os trabalhado -

res da industria e comercio a eles filiados .

A caracteristica destes grêmios era celebrar banquetes em templos pagão onde havia o ato religioso

formal e a comida ali oferecida era sacrificada aos ídolos .

Esses banquetes eram ocasião para atos pecaminosos e bebedices .

A participação dos cidadãos nesses grêmios e em suas atividades era condições fundamental para o

êxito nos negócios e em sua vida material .

O verdadeiro servo não podia comprometer - se com o mundo dessa maneira e viver o evangelho em sua plenitude .

ESSÊNCIA DA CARTA
Ap.2 : 18 a 29 (Ver 1º pág. )
Cristo , o filho de Deus . Olhos como chama de fogo , pés de latão reluzente ( bronze polido )

Boas obras . Amor , Fé , serviço , perseverança ;

Tolerância +ara com Jezabel , a profetiza prostituta . Jezabel , Belial , Baal , símbolos dos poderes do mal ;

A existência de um remanescente fiel ; - Cada um receberá segundo suas obras ;

Exortados a conservar o que tinham ;

Promessa : autoridade sobre as nações , participação no Reino e no juízo final , recepção da estrela da manhã . Tudo esto ao vencedor.



APLICAÇÃO PROFÉTICA NA HISTÓRIA DA IGREJA
A profetiza que propaga o ensino dos Nicolaitas é chamada Jezabel . Pois rainha daquele nome tentou estabelecer em Israel , um culto idolatra em lugar do culto ao Senhor . Recebeu ela a dura acusação de prostituição e feitiçaria ( II Reis . 9 : 22 ) .

E sucedeu que vendo Jorão a Jeú disse , enquanto as prostituições da tua mãe Jezabel e as suas feitiçarias são tantas ?.

Filha de Etbaal , Rei - Sacerdote de Tiro e Sidon , foi casada com Acabe , para ratificar uma aliança entre Tiro e Israel , foi feita uma provisão +ara que ela continuasse a adorar se deus Baal em sua Pátria ( Samaria) . « Ver pág. 2 . I Reis 16 : 30 - 33 ) .

Ela tinha um caráter forte e dominante e era voluntariosa e impetuosa . Para o culto a Baal ela contava com 450 profetas , alem de 400 profetas da deusa Aserá . Mas nem o massacre de seus 450 profetas foi capaz de diminuir seu zelo idólatra . Era altiva inescrupulosa , idólatra , feiticeira , alem de prostituta . Sua usurpação do trono deu como resultado o extermínio da casa de Acabe determi -nado por Deus , através do Rei Jeú ( II Reis -10 : ) Triste lembrança ! Sem excluir o destino que acontece com aqueles que se rebelam contra o Senhor .

Assim como Jezabel perturbadora a Israel com seus pecados , idolatra , feiticeira e prostituição . alem de ser assassina e sanguinária , tendo recebido das justas mãos de Deus o castigo que merecia , assim surge , agora , no seio da igreja , uma Jezabel que encarna todas as característica daquela personagem Vetero - Testamentária .

“ Mas tenho contra ti que toleras Jezabel , mulher que se diz profetiza , ensinar enganar os meus servos par que se prostituem e comam do sacrifício da idolatria . Eis que porei numa cama , e sobre os que adulteram com ela vira grande tribulação , se não se arrependerem de sua obras (Ap. 2 : 20 - 27 ).

Jezabel exorbitou de seu papel de rainha e de dona de casa , para usurpar da nação o poder político

e interferir no destino da nação israelitas . Assim a igreja Católica - romana caracteriza - se como a mulher vestida de púrpura , montada numa besta de cor escarlata . Ap. 17 : 3 - 4 .

E levou - me em espirito a um deserto e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata que estava cheia de nomes de blasfêmia , tinha sete cabeças e dez chifres .

E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata e adornada com ouro e pedra preciosas e pérolas ; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio de abominações e da imundícia da sua prostituição ;

Transcende a área pura e simplesmente religiosa para interferir no governo das nações com grande

vantagem de ordem material .
CARACTERIZAÇÃO DO PAPADO DA IDADE MÉDIA
O sistema papal tomou forma e se tornou dominante a partir de Gregório I , no ano 590 .

daí por diante haveria uma sucessão ininterrupta de pontífices , com prerrogativas cada vez mais absurdas -

Gregõrio I 590 - 604 d.C é geralmente , considerado como o primeiro papa . Surgiu num tempo de anarquia política e grandes perturbações públicas por toda a Europa . Se opôs a prática de simonia

( venda de cargos ) . Pessoalmente , era bom homem , incansável nos seus esforços por justiça em favor dos oprimidos , e de caridade ilimitada para com os pobres .

Sabiano , 604 --- Bonifácio III 607 --- Bonifácio IV , 608 ---Deusdedit , 615 --- Bonifácio V 619 ;

Honório I 625 --- Severino , 640 ---- João V 640 ----- Teodoro I , 642 --- Martinho I 649

Eugênio I 654 ---- Vitalino 657 --- Adeodato , 672 ---- Dono I 676 --- Agatão , 678 .

Leão II , 68 declarou - se papa “ infalível “ . Mas acontece que os papas só se tornaram “ infalíveis “

no conselho do Vaticano , 1870 , que se declarou tais .

Bento II 684 --- João V 685 --- Teodorus 687 ---- Sérgio I 687 --- João VII 705 --- Sisínio , 708-

Constantino , 708 ---- Gregório II 715 ---- Gregório III 731 .

O PAPA SE TORNA “ REI TERRESTRE “


Zacarias , 741 , serviu de instrumento para se fazer de Pepino pai de Carlos Magno , rei dos Francos ( povo germânico que ocupava o oeste da Alemanha e ao norte da França ) .

Estevão II 752 . Pôr solicitação sua , pepino , por sua vez , conduziu seu exercito à Itália , venceu

os lombardos , cujas terras deu ao papa . Foi esta a origem dos “ Estados Pontifícios “ ou “ Domínio temporal “ dos papas , estabelecido por Zacarias e Estevão e reconhecido por Pepino em 754 , foi mais tarde confirmado por Carlos Magno . O centro da Itália agora tornava - se “ Reino Pontifício “

governado pelo “ cabeça “ da Igreja .

Paulo I 757 --- Estevão III 768 ---- Adriano I 772 .
O PODER PAPAL GRANDEMENTE FOMENTADO POR CARLOS MAGNO
Leão III 795 , em paga por haver Carlos Magno reconhecido em 774 , o poder temporal dos papas sobre os Estado Pontifícios , conferiu - lhe , em 800 , o titulo de “ Imperador romano “ , unindo , assim os domínios romanos . Carlos Magno foi um dos maiores governantes de todos os tempos

Reinou 46 anos , fez muitas guerras e conquistas de enorme envergadura . Seu reino abrangia o que

é hoje a Alemanha , a França , a Suíça , a Áustria , a Hungria , a Bélgica , e a parte da Espanha e da Itália . Ajudou ao papa , e o papa o ajudou . Foi ele uma das maiores influência em levar o papado à

posição de poder mundial .

Estevão V , 816 --- pascoal I , 817 --- Eugênio II 824 ---- Valentino , 827 --- Gregório IV 827 .

Sérgio II 844 ---- Leão IV 847 --- Bento III 855 .

Nicolau I , 858 foi o primeiro a usar a coroa . Em abono de sua pretensão de autoridade universal .
O MAIS TENEBROSO PERÍODO DO PAPADO
Adriano II 867 ---- João VIII 872 --- Marino 882 . .

Com estes papas começou o período mais tenebroso do papado , de 870 a 1050 . Os 200 anos entre Nicolau I e Gregório VII é chamado , por certo historiadores a “ Meia noite da idade média “

Suborno , corrupção , imoralidade derramanento de sangue fizeram dessa época o mais negro capí -

tolo de toda a história da igreja


A IGREJA COMO SENHORA DO MUNDO ( EM VEZ DE SERVA )
A igreja Católica se impõe como senhora absoluta do mundo , a cuja voz , todos se curvam indefesos . O papa se torna juiz das nações em todas as questões de caráter social polêmico , jurídico

comercial , civil ou religioso .

Tudo tinha necessariamente , que ser submetido à apreciação do papa ou seu representante , que no entanto , cobrava taxas para qualquer coisa , como assinar um documento , etc .
Adriano III 884 ---- Estevão V 885 --- Formoso 891 ---- Bonifácio VI 896 ---- Estevão VI 896 .

Romano 897 ---- Teodoro II 898 ---- João IX 898 ---- Bento IV 900 ---- Leão V 903

Cristovão 903 .
O “DOMÍNIO DAS MERETRIZES”
Sérgio III , 904 , tinha uma amante , Marózia , Ela , sua mãe Teodora e sua irmã “ puseram na cadeira papal seus amantes e filhos bastardos transformando o palácio pontifício numa cova de sal -

teadores “ . Isto é conhecido na história como pornocracia , ou dominio das meretrizes ( 904 a 963).

Anastácio III , 911 ---Lando 913 ---- João X 914 ., foi trazido de Ravena para Roma e feito papa por Teodora ( que ainda tinha outros amantes para mais convenientemente , satisfazer às suas pai -

xões ) .

João X , foi morto asfixiado , por Marózia que par suceder a ele, elevou , ao pontificado , pessoal seu , Leão VI 928 e Estevão VIII 929 e João XI 931 , seu próprio filho ilegítimo . Outros de seus filhos ordenou os quatros seguintes .

Leão VII 936 --- Estevão VIII 939 --- Martinho III 942 ---- Agapeto II 946 .

João XII 955 , neto de Marózia , foi réu de quase todos os crimes ; violou virgens e viuvas , da alta e da baixa classe ; viveu com a amante de seu pai , fez do palácio papal um bordel ; foi morto num ato de adultério pelo próprio marido enfurecido da mulher .

A corrupção moral do clero era totalmente divorciada dos princípios bíblicos . A imoralidade , a

sensualidade , a pornografia , o concubinato , a cobiça , a prostituição , a leviandade , as manobras

políticas , a zombaria , o enriquecimento ilícito , a falsificação de documentos com fins onconfessá -veis , a corrupção moral a carnalidade , a simonia , a venda das indulgências , a intromissão de área política , social e econômica das estados , a tirania , a opressão , o orgulho pontifício , a jactância ,

a luxuria , o fausto e as púrpuras cardinalicias faziam do papado e da Igreja o retrato da Babilônia .
OS ABISMOS DA DEGRADAÇÃO PAPAL
Leão VIII 963 ---- João XIII 965 ---Bento VI 972 ---- Dono II 974 ----- Bento VII 975

João XIV , 983 .

Bonifácio VII 984 , assassinou o papa João XIV e “ manteve - se no trono papal , manchado de sangue “.

João XV 985 ---- Gregório V , 996 --- Silvestre II , 999 ---- João XVII , 1003 ---- João XVIII , 1003 --- Sérgio IV , 1009 --- Bento VIII 1012 , Comprou o oficio de papa com patente suborno .

Chamava - se isto “SIMONIA “ , isto é , compra ou venda de oficio eclesiástico por dinheiro .

João XIX 1024 , comprou o pontificado . Era leigo e recebeu num só dia , todas as ordens do clero.


Bento IX 1033 , era uma criança de 12 anos quando foi feito papa , mediante uma negociata com as famílias poderosa que governava Roma .

Ultrapassou João XII em iniquidade ; cometeu assassinatos e adultérios à luz do dia ; roubou peregrinos sobre os túmulos dos mártires ; criminoso hediondo , o povo expulsou - o de Roma
Gregório VI 1045 , comprou o pontificado , assassino assalariado ; violava as igrejas que eram profanadas com derramamento de sangue .
Clemente II 1046 , foi designado papa pelo Imperador Henrique III da Alemanha . A situação pedia por uma reforma .
Dâmaso II 1048 , clamor por uma reforma , e teve resposta num líder de nome Hildebrando .
A IDADE ÁUREA DO PODER PAPAL
Hildebrando , de pequena estatura , desajeitado e aparência , de voz débil , todavia , pujante de intelecto , animoso , decidido , homem de sangue e ferro ,zeloso defensor do absolutismo papal

levou o papado à sua idade áurea ( 1049 a 1294 ) , a eleição dos papas , que antes era feita pelo Imperador , passou a ser da alçada dos cardeais .Controlou os cincos sucessivos pontificados que procederam imediatamente o seu .

Leão IX 1049 --- Vítor II , 1055 ---- Estêvão IX , 1057 --- Nicolau II , 1059 --- Alexandre II 1061
Gregório VII ( Hildebrando )1073 , seu grande objetivo foi reformar o clero . Isto levou Gregório a lutar denodadamente , contra Henrique IV , Imperador da Alemanha . Este depôs Gregório , por sua vez ,

excomungou e depôs Henrique . Seguiu - se uma guerra . Durante anos , a Itália foi devastada pelos

exércitos em combate . Gregório finalmente foi expulso de Roma e morreu no exílio .
Vítor III 1096 1086 .--- Urbano II , 1088 , continuou a guerra contra o imperador .
Pascal II , 1099 , continuou a guerra contra o imperador, tornou - se líder do movimento das cruzadas , o que ainda mais aumentou o prestigio do papado perante a cristandade .
Gelácio II 1118 --- Calixto II 1119 , chegou a um acordo com imperador alemão , do que resultou a paz , depois de 50 anos de guerra .
Honório II 1124 --- Inocêncio II 1130 --- Celestino II 1143 --- Lúcio II 1144 --- Eugênio III,1145

Anastácio IV , 1153 --- Adriano IV , 1154 – Alexandre III 1159 , lutou pela sua supremacia contra o imperador alemão , Frederico Barbaroxa , em 1177 Alexandre foi expulso de Roma , pelo povo , morrendo no exílio , como aconteceu com muitos outros papas .


Lúcio II 1181 --- Urbano III 1185 --- Gregório VIII 1187 ---- Clemente III 1187 – Celestino III 1191. Inocêncio III 1198 , o papa mais poderoso Declarou - se “ vigário de Cristo “ soberano supremo da Igreja e do mundo , com direito de depor reis e príncipes que todas as coisas na terra , no céu e no inferno estão sujeitas ao vigário de Cristo : Nunca , na história , um homem exerceu maior autoridade do que ele . Instituiu a INQUISIÇÃO .

( CONTINUAÇÃO NA IGREJA DE SARDO )




PARÁBOLA DO FERMENTO
Mt, 13 : 33

Outra parábola lhes disse : O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha até que tudo esteja levedado.


“ O fermento aqui não é o da Igreja de Cristo “ não é o mosto do vinho do petencoste que vem de dentro para fora , mas o que veio de fora para dentro . Este é o que a mulher usa para levedar e apodrecer a massa das três medidas de trigo , pois era necessário apresentar mais ( coisas de religião , de gente , de homem , de movimento , de animados , de irresponsáveis e vaidosos ) , A ousadia de colocar na pureza do reino na perfeição da obra trina ( trindade ) , Só a mulher poderia fazê - lo pois é figura que foi usada no Éden .

A promessa de um outro pão só surgem na próxima Igreja quando o Senhor fala do “ maná escondido “.


JESUS OPERA NA IGREJA
ESPIRITO DO SENHOR

Ap, 2 : 18 , “ Isto diz o filho de Deus , que tens olhos como chama de fogo , e pés semelhante ao latão reluzente :

a) O filho de Deus : Senhorio

Olhos com chama de fogo : - nada está oculto , tudo vê .

Pés semelhante ao latão reluzente : - Juízo que se apressa ou se aproxima .


  1. - Sabedoria : Vs. 19 - “ Sua caridade , fé e paciência “ ( fé , esperança e amor ).




  1. Inteligência : - Vs. 20 - “Mulher que se diz profetiza , ensina e engana “ ( profecia e ensino da mulher são mentirosos ) .




  1. Conselho - “ O que tendes retende - os até que eu venha “




  1. Fortaleza Vs -19- “ As últimas obras são mais do que as primeiras “ . Vs- 26 - “ Guarda até o fim as minhas obras “ .

  1. Conhecimento - Vs. 23 -“ Sonda os rins e o coração “ , Obras : “ amor , serviço , fé paciência “




  1. Temor : Vs - 22 - “ Porei numa cama ( doença ) Grande tribulação , ferirei de morte a seus filhos .

OPORTUNIDADE

Vs.- 21 - “ Dei - lhe tempo par que se arrependesse
PROMESSA

Vs. - 21 - “ outra carga vos não porei . Vs.- 27 -“ Eu lhe darei poder sobre as nações .

Vs. - 28 - “ Dar - lhe - ei a estrela da manhã “

Toda promessa aqui se refere ao período do milênio em que o Espirito Santo enfatiza o domínio e Senhorio do Filho de Deus sobre as nações , como acontece ao domínio temporal e político da igreja infiel . Mt. 25 : 31 - 34 .

E quando o filho do homem vier em sua gloria , e todos os santos anjos com ele , então se assentara no trono da sua gloria ; E todas as nações serão reunidas diante dele , e apartara uns dos outros , como o pastor aparta dos bodes as ovelhas ; E porá as ovelhas á sua direita , mas os bodes à esquerda

Então dirá o Rei aos que estiverem á sua direita: Vinde bendito de meu Pai possuir por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo .

CONCLUSÃO
Compare :
1 - Obras mortas para salvação &

Obras no Espirito para vida . Vs. 26 - “ minhas obras .


2 - Poder temporal para governar o mundo &

Promessa do milênio ( governo eterno ) .


3 - Doutrina mentirosa da mulher & .

“ Outra carga não vos porei “ .


4 - Ensino e prática mentirosa & .

“ E o que tendes retende - o até que eu venha “ .


PROMESSA DO SENHOR

Juízo para os erros .

“ Pés como latão “ .

Este período de aproximadamente 600 anos , define , ensina e pratica toda doutrina herética da mulher com vistas a existência secular da religião .



Yüklə 42,04 Kb.

Dostları ilə paylaş:




Verilənlər bazası müəlliflik hüququ ilə müdafiə olunur ©www.genderi.org 2024
rəhbərliyinə müraciət

    Ana səhifə